Topo

Entre Quatro Poderes

Sala especial e isolamento fazem blindagem de peritos da operação Spoofing

Eduardo Militão

27/07/2019 12h00

Sede da PF em Brasília: sala foi criada para acomodar colegas de fora da cidade (Marcelo Casal/ABR)

Para blindar peritos que atuaram na Operação Spoofing, uma sala foi separada especialmente para eles no Instituto Nacional de Criminalística (INC), no Setor Policial Sul, em Brasília.

Um time de especialistas em tecnologia da informação atuou junto com colegas que vieram de várias partes do Brasil para tentar descobrir quem tentou atacar o celular do ministro da Justiça, Sergio Moro, entre outras autoridades.

Para peritos ouvidos pelo blog, foi uma das tentativas de "blindagem" da equipe mista. A outra foi impedir que agentes, delegados e os especialistas em tecnologia aparecessem na primeira divulgação da Polícia Federal sobre o caso.

Em 24 de julho, a PF fez uma apresentação à imprensa sem direito a perguntas. No lugar de colocar os investigadores à frente do caso, selecionou os chefes deles, que não têm contato com os depoimentos e as provas mais recentes.

Sobre o Blog

Os repórteres do UOL Notícias em Brasília trazem informações do Congresso, do STF, do Planalto e dos ministérios que nem sempre habitam as manchetes, mas que revelam os bastidores dos poderes.