Topo

Entre Quatro Poderes

Moro reúne bancada do PSL em meio à crise com pacote anticrime

Guilherme Mazieiro

08/10/2019 17h51

Ministro da Justiça diz que não colocou autoridades na mesma situação que ele

Em meio aos desgastes do pacote anticrime, o ministro Sergio Moro (Justiça) se reunirá hoje (08) com a bancada do PSL. O encontro foi solicitado na semana passada, o objetivo é traçar uma estratégia para aprovar a principal aposta do ex-juiz da Lava Jato. O ministro terá que lidar com uma bancada dividida em razão das declarações de Jair Bolsonaro (PSL) contra o presidente da sigla, Luciano Bivar (PSL-PE).

O encontro será hoje à noite, após a sessão do Congresso, em um restaurante da Asa Sul, em Brasília.

O ministro perdeu força política junto ao Parlamento. Além de o pacote ter sido desidratado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em entrevista ao UOL e à Folha que Moro tenta acuar as instituições da forma que articula.

Nesta terça-feira (08), o governo Jair Bolsonaro (PSL) sofreu outro revés com as propostas de segurança. O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou a suspensão da propaganda governamental sobre o projeto. As peças publicitárias custaram cerca de R$ 10 milhões aos cofres públicos.

As propostas chegaram à Câmara em março e desde então diversos pontos foram retirados do projeto, como a prisão em segunda instância, excludente de ilicitude (abranda punição a policiais que cometam excessos em serviço), entre outros pontos.

A assessoria do ministro confirmou a pauta do encontro e disse que eventos externos do ministro não constam na agenda antecipadamente por questão de segurança.

Sobre o Blog

Os repórteres do UOL Notícias em Brasília trazem informações do Congresso, do STF, do Planalto e dos ministérios que nem sempre habitam as manchetes, mas que revelam os bastidores dos poderes.