Topo

Entre Quatro Poderes

'Troca Rêgo Barros' e 'atleta de sumô': Bolsonaro recebe medalhistas do Pan

Luciana Amaral

16/08/2019 15h50

16.8.2019 – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebe atletas medalhistas do Pan no Palácio do Planalto.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recebeu hoje à tarde no Palácio do Planalto atletas do Brasil medalhistas nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru. Ao todo, aproximadamente 60 atletas foram cumprimentados pelo presidente.

Apesar de uma delegação menor de atletas, o Brasil bateu seu recorde de medalhas com o total de 171, das quais 55 de ouro. O país ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás dos Estados Unidos.

Bem-humorado, Bolsonaro gostou do discurso da canoísta Ana Sátila e brincou que gostaria que ela substituísse o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros. Ao receberem jaquetas do uniforme oficial, o presidente chamou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, de "atleta de sumô".

Em discurso, Bolsonaro lembrou a época de escola e de academia militar e pediu que os atletas não desistam apesar das diversidades que possam aparecer. Ele então falou que pretende dar amanhã duas voltas a cavalo no picadeiro da Festa do Peão de Barretos e não ligará se for aplaudido ou vaiado.

O presidente também afirmou batalhar para melhorar as condições dadas pelo governo federal aos atletas brasileiras, embora tenha lembrado as dificuldades orçamentárias da União. Algumas das intenções do governo são apoiar mais categorias de base e criar bolsas para competições esportivas locais, disse Terra.

Ao final da cerimônia, no salão nobre do Palácio do Planalto, o presidente tirou selfies com os atletas.

Sobre o Blog

Os repórteres do UOL Notícias em Brasília trazem informações do Congresso, do STF, do Planalto e dos ministérios que nem sempre habitam as manchetes, mas que revelam os bastidores dos poderes.