Topo

Presidente da CCJ diz a petista que 'é melhor atender Moro do que bandido'

Hanrrikson de Andrade

16/10/2019 15h58

O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara, Felipe Francischini (PSL-PR), voltou hoje a bater boca com a petista Maria do Rosário (PT). Um dia após chamá-la de "chata" durante a discussão do projeto que trata da possibilidade de prisão em segunda instância, o parlamentar disse a ela que "é melhor atender um pedido do ministro [Sergio] Moro do que de bandido que fica pedindo para não pautar essas coisas", em referência ao mérito da proposta que compõe o pacote anticrime.

O duelo verbal ocorreu quando Maria do Rosário tentava, por meio de questão de ordem, pedir vista do processo antes da leitura do parecer da relatora, Caroline de Toni (PSL-SC). Francischini negou e disse que, assim como na reforma da Previdência, só concederia vista –quando a matéria é retirada de pauta para análise– após a leitura ou quando o documento fosse disponibilizado no site da Câmara.

Insatisfeita com a decisão do presidente da CCJ, a petista protestou e afirmou que ele estaria "atendendo ao ministro Moro e ao PSL" em vez de respeitar o Regimento Interno da Casa. Francischini respondeu então:

"Eu não vou bater boca com vossa excelência. Eu não estou atendendo a pedido do ministro Moro. Mas se eu tivesse, é melhor atender um pedido do ministro Moro do que de bandido que fica pedindo para não pautar essas coisas. Então, por favor."

Na sequência, Caroline enfim fez a leitura do parecer, favorável à PEC (Proposta de Emenda Constitucional) da prisão em segunda instância. Dessa forma, o bloco de oposição pôde finalmente apresentar o pedido de vista. A matéria deve retornar à pauta da comissão em duas semanas.

Francischini decidiu pautar o projeto em resposta a uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que marcou para quinta-feira (17) a votação das ações que podem alterar o entendimento da Justiça sobre o tema. O último julgamento da Corte foi favorável à prisão em segunda instância, mas o placar ainda pode ser alterado.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente da CCJ diz a petista que 'é melhor atender Moro do que bandido' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

Os repórteres do UOL Notícias em Brasília trazem informações do Congresso, do STF, do Planalto e dos ministérios que nem sempre habitam as manchetes, mas que revelam os bastidores dos poderes.

Mais Posts